top of page
Buscar
  • Karine Mrotskoski

Sequências com Botões


Está na hora de abrir a caixa de botões e iniciar mais uma divertida atividade para estudar sequências. Quero compartilhar o jogo CORES PADRÃO que adaptei do jogo online Collors Patterns (disponível AQUI).


Neste jogo, além de desenvolver a capacidade de reconhecer padrões e possibilitar a análise de uma sequência periódica de forma lúdica, os alunos estarão estudando conceitos matemáticos como os critérios de divisibilidade e a divisão euclidiana. Outro assunto matemático que não é muito enfatizado no ensino regular e está presente no jogo são os números cardinais.


Este Jogo pode ser aplicado em qualquer nível de ensino, depende do objetivo do professor e de quanto deseja avançar.

REGRAS

Este jogo pode acontecer em dois níveis.

O jogo tem dois participantes.

Nível 1: Descobrindo os padrões.

O Jogador 1 escolhe uma carta aleatoriamente e não mostra para o Jogador 2. O Jogador 1 deve completar a cartela de respostas com dez botões em qualquer posição, deixando as seis demais posições livres para o jogador 2 descobrir. O Jogador 1 deve colocar na cartela de respostas, pelo menos, um botão de cada uma das cores que figuram na sequência.

Se o Jogador 2 errar a sequência a carta fica para o Jogador 1 que marca um ponto.

Se o Jogador 2 acertar a sequência ele fica com a carta e marca 1 ponto.

O jogo termina quando todas as cartas forem utilizadas.

Ganha quem conquistou mais cartas.

Nível 2: Análise matemática dos padrões.

No verso de cada carta há uma pergunta (com a respectiva resposta na parte inferior) que pede para descobrir a cor da bolinha que se encontra n-ésima posição da sequência.

As cartas são novamente distribuídas para os dois jogadores, cada um deve ter a mesma quantidade de cartas (oito).

O Jogador 1 deve responder corretamente à pergunta que está na carta do Jogador 2 e, respondendo corretamente, toma na carta para si.

O Jogador 2 deve responder corretamente à pergunta que está na carta do Jogador 1 e, respondendo corretamente, toma na carta para si.

Nos dois casos, se a resposta for incorreta a carta não ficará em posse de nenhum dos jogadores.

Cada uma das cartas conquistadas vale 1 ponto que deve ser somado com a pontuação do Nível 1. Vence o jogador com maior pontuação (ou seja, maior número de cartas conquistadas).

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

O Nível 1 pode ser jogado para introduzir o conceito de sequência e, ao mesmo tempo, contribuir para a percepção de padrões em uma sequência pictórica, neste caso, uma sequência de cores.

Conhecendo os Critérios de Divisibilidade e o algoritmo da Divisão Euclidiana, no Nível 2, a análise de cada uma das sequências deste jogo possibilitará o estudo de fenômenos periódicos, problematizando de forma lúdica os conteúdos estudados.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

Cartas com as sequências, cartela de respostas, 72 botões de nove cores diferentes.

DURAÇÃO

Duas aulas.

RELATO DA APLICAÇÃO

Diferente do Jogo na forma computacional, que traz as bolinhas já conhecidas em sequência, na versão manual o Jogador pode escolher quais bolinhas deseja revelar. Esse modo de jogar permite criar estratégias para dificultar a descoberta das demais bolinhas pelo outro jogador, mas também influencia no tempo de cada jogada.

Em princípio havia produzido 24 cartas com sequências diferentes, mas levou muito tempo para finalizar o Nível 1, tornando o jogo cansativo. Percebi nesta experiência que 16 cartas, 8 para cada participante, é o ideal. Além disso, criamos a regra de sempre revelar todas as cores da sequência.

A falta de conhecimento da escrita de alguns números cardinais tirou um pouco o foco do jogo quando iniciamos o Nível 2. Para resolver este problema, colei a tabela da Figura 3 no verso do envelope com alguns destes números para consulta. Foi necessário chamar atenção dos alunos para o período de cada uma das sequências, afim de facilitar a descoberta da cor da n-ésima bolinha. Conhecendo o período da sequência, os alunos contavam as bolinhas uma a uma e, na maioria das vezes, respondiam corretamente à pergunta relacionada.

Ao final do jogo escolhi uma das sequências e pedi aos alunos que descobrissem a cor da milésima bolinha. Buscamos em grupo uma estratégia para solucionar este problema sem ser necessário contar as bolinhas uma a uma, observando a sequência e seu período. Foi então que resgatamos conteúdos matemáticos como a Divisão Euclidiana e alguns dos Critérios de Divisibilidade.

Caracterizamos o jogo CORES PADRÃO como uma sequência periódica de cores. Ao final desta aula, cada aluno respondeu às questões do formulário no endereço: encurtador.com.br/hjEPW


Para ter acesso ao Jogo CORES PADRÃO adaptado CLIQUE AQUI

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page