top of page

Ciência, Cultura, Tecnologia e Trabalho - Educação de Jovens e Adultos

 

Casas em escala 10: 100(cm) feitas com material reciclado, projetadas desde a planta e construídas com um diferencial; trabalho em equipe.

 

         Dentre os conteúdos matemáticos que fazem parte do currículo escolar, aqueles que seguem o eixo da Geometria foram por muitos anos tratados com uma certa indiferença. Essa majestosa ciência, que a muitos inspirou na Antiguidade, deixou de ser um ponto de partida e passou a ser percebida como um emaranhado de difícil compreensão, tão associada à genialidade que poderia ser propositalmente arrancada da própria Matemática "Mãe" e guardada para estudantes mais bem preparados.

 

         Basta conhecer um pouco da Geometria para descobrir o prazer de estudar a Matemática, porque a Geometria embeleza e aviva os abstratos conceitos, substitui os cálculos enfadonhos que tem o propósito de alienar, pelo pensar a respeito, pelo fazer sentido. Não é de se admirar que a Geometria era o Alfa na academia de Platão.

 

         Certamente que a nossa formação acadêmica não nos motiva a ser e fazer a diferença na prática diária da realidade escolar (digo isso para os colegas que como eu não tiveram o prazer de experimentar a Matemática como uma ciência viva no ensino superior, mas que puderam perceber vestígios de sua real forma em falas de alguns professores "iluminados"), mas o PROFESSOR esta em constante estudo e aperfeiçoamento e este conhecimento que buscando adquirimos é o que motiva a encontrar novos caminhos para o aprendizado.

 

         Neste projeto realizado na disciplina de CCTT – Ciência, Cultura, Tecnologia e Trabalho da Educação de Jovens e Adultos, busquei primeiramente que os alunos entendessem os conteúdos matemáticos como unificados, mas que é possível estudar as particularidades de cada conceito. Enquanto discutíamos teoricamente, os alunos faziam uma "ponte" entre o abstrato e o real, observado os objetos que estávamos manipulando.

 

       O projeto foi finalizado em 30 aulas e teve muitos pontos positivos, alguns ainda há necessidade de aperfeiçoar. Realizamos várias atividades ao longo do projeto e o produto final podemos observar nas imagens que seguem.

PROJETO

 

TEMA

Geometria e Formas.

 

CONTEÚDOS MATEMÁTICOS

· Sistema Métrico; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de Números Decimais.

· Escalas Métricas.

· Razão, Proporção e Semelhança.

· Geometria de Posição; Ponto, Reta e Plano.

· Geometria Plana; Área e Perímetro de Figuras Geométricas Planas; Ângulos em Figuras Planas.

- Geometria Espacial; Poliedros (Prismas).

 

OBJETIVO GERAL

       Compreender os conceitos matemáticos em suas particularidades e perceber as relações diretas e indiretas que esses conceitos têm entre si por meio da observação, manipulação e construção de objetos reais tratados como uma representação pitoresca de conceitos matemáticos abstratos.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Entender o Sistema Métrico Decimal de modo que os alunos possam mensurar espaço e distância.

· Equiparar medidas percebendo a semelhança entre figuras planas e a proporcionalidade entre segmentos de reta.

· Entender os conceitos abstratos de Ponto, Reta e Plano, sabendo que os desenhos que usamos para representá-los são símbolos utilizados para que haja uma clara linguagem matemática e melhor manipulação.

· Reconhecer, num quadriculado, figuras equidecomponíveis.

· Efetuar medições de figuras geométricas planas para os cálculos de Área e Perímetro, decompondo-as quando necessário.

· Identificar as ângulos em figuras geométricas planas e fazer medições com uso de transferidor.

· Situar-se e situar objetos no espaço.

· Reconhecer as propriedades dos Poliedros.

· Saber calcular as medidas de área e volume em figuras geométricas espaciais.

· Proporcionar a troca de conhecimentos, estimulando a criatividade, o companheirismo e o diálogo entre os envolvidos.

· Buscar o respeito entre os alunos, a organização e a responsabilidade no cumprimento de cada atividade proposta.

bottom of page