

TALES VAI AO PARQUE
Projeto realizado no ano de 2023, com estudantes de nono ano do Clube de Matemática da escola Hercílio Amante.
Tales de Mileto, considerado o pai da geometria, possui alguns teoremas comumente denominados com o seu nome, dois deles são os principais objetos de estudo deste trabalho:
1. Se temos duas retas paralelas “cortadas” por duas transversais, os segmentos formados por essa intersecção são proporcionais;
2. Se traçarmos uma reta paralela a um dos lados do triângulo, temos que os segmentos formados entre os lados do triângulo e a reta são proporcionais aos lados originais do triângulo.
O primeiro teorema refere-se ao teorema de Tales, presente nos livros didáticos de 9º ano do Ensino Fundamental, que estuda as retas paralelas cortadas por transversais, enquanto o último teorema se refere aos segmentos formados quando dois lados de um triângulo são intersectados por uma reta paralela ao seu terceiro lado.
“Tales vai ao Parque” objetiva introduzir o teorema de Tales de forma problematizada, estimulando os estudantes na busca por soluções, não somente de forma teórica, mas a partir de experiências vivenciadas num espaço que lhes é conhecido. O teorema de Tales foi observado na proporcionalidade de segmentos registrados em fotos, quando comparados à uma medida real, como também na razão entre os comprimentos dos objetos e suas sombras.
Em resumo, todo o projeto foi estruturado em quatro etapas. A primeira atividade proposta aos estudantes do clube, teve o intuito de inseri-los no contexto da situação problema desencadeadora de aprendizagem, pedindo que encontrassem as medidas de um casarão localizado no parque. A segunda etapa foi buscar uma solução para calcular as medidas inacessíveis, como a altura do casarão. A estratégia utilizada como solução foi observar a proporcionalidade de segmentos registrados nas fotos das vistas do casarão, sendo comparadas à uma medição real. A terceira etapa do projeto, foi imaginar uma outra solução para este problema, num período da história onde não haviam ainda registros fotográficos, remetendo ao Teorema de Tales. Entendendo o raciocínio, também propôs-se a elaboração de questões (quarta etapa), utilizando o espaço do parque e fazendo medições.
As atividades foram desenvolvidas em doze aulas, com dezessete estudantes que participam do Clube de Matemática da escola Hercílio Amante, sendo eles do sétimo e nono anos. O local de realização foi um espaço bastante visitado pelos estudantes e seus familiares, o Parque dos Imigrantes, que fica próximo à escola.