O Tabu da Tabuada
- Karine Mrotskoski
- 8 de out. de 2017
- 2 min de leitura
A tabuada da multiplicação, que por muitos anos foi imprescindível no estudo da matemática, hoje tornou-se menos atrativa. Em alguns casos ela é vista como decoreba e há até professores que não permitem o seu uso. Nas minhas aulas sempre utilizei a Tabuada da multiplicação e considero importante o uso desta tabela de cálculos. Historicamente, o uso de tabelas com resultados afim de facilitar ou resolver cálculos matemáticos é bastante frequente, mas não é só por este motivo que a Tabuada é importante. A Tabuada pode representar a medida da área de retângulos ou, ainda, nos permite perceber os padrões que aparecem quando escrevemos números em sequência.
Essa foi Tabuada mais recente que construí com os alunos:

O objetivo é criar uma Tabuada que não contenha os símbolos numéricos e que se use a memória visual para perceber os padrões geométricos dos produtos. Cada vez que o aluno quer encontrar o resultado de uma multiplicação, ele precisa contar a quantidade de bolinhas, e isto é fácil. Veja, por exemplo, 4 x 3:


Não existe uma regra para escolher qual dos fatores ficará na linha ou na coluna. Dessa forma, podemos destacar a propriedade comutativa da multiplicação. Observando a representação geométrica do número, podemos concluir que alguns produtos podem ser representados de uma única forma, são os números quadrados.

Utilizando essa tabela os alunos percebem a importância da memorização de alguns resultados como 7x7, pois essa contagem se torna cansativa.
Um dos alunos sugeriu que no verso criássemos outra tabela com os resultados numéricos de modo que, a quantidade de bolinhas na frente coincide com o número escrito no verso. Utilizamos esta tabela em algumas aulas.
A atividade a seguir é uma lista de problemas que baixei e fiz algumas alterações para o nível de aprendizagem da turma.


Comments